Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Remissão dos pecados

Por que todo homem necessita da remissão dos pecados?

Todo homem necessita da remissão dos pecados, porque todos nascem com o pecado original, e ninguém pode ficar isento de pecado ao menos veniais.

1) Diz S. João: “Aquele que se disser livre de pecado é um mentiroso”. Além disso afirma a S. Escritura: “O justo cai sete vezes”. Visto que pecamos diariamente, devemos, da mesma forma, pedir diariamente o perdão dos nossos pecados pelo Pai Nosso.

2) Exceto Jesus Cristo, só a Mãe de Deus ficou sem pecado, e isso por especial favor de Deus.

Quem tem o direito de perdoar os pecados?

Direito de perdoar os pecados tem: 1) Cristo; 2) a Igreja.

1) Cristo tem esse direito, porque é Deus. Certa vez Jesus curando um paralítico, declarou expressamente que “o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados na Terra”. (Evangelho de 18º domingo depois do Pentecostes) Cristo perdoou os pecados a muita gente, como Maria Madalena.

2) Jesus Cristo conferiu aos apóstolos o poder de perdoar pecados com as palavras: “Aqueles aos quais perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e aos quais os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. O direito, portanto, de perdoar pecados, está com os apóstolos e com os seus sucessores. Também os sacerdotes são autorizados pelos sucessores dos apóstolos, os bispos, a perdoar os pecados. A remissão dos pecados opera-se na confissão.

Como que se alcança a remissão dos pecados mortais?

Alcança-se a remissão dos pecados mortais com os sacramentos do batismo e da confissão.

1) Chamam-se estes sacramentos os sacramentos dos mortos por serem instituídos principalmente para dar vida aos mortos espiritualmente.

2) Também a contrição perfeita apaga os pecados mortais instantaneamente.

Com que se alcança o perdão dos pecados veniais?

Alcança-se o perdão dos pecados veniais pela prática de boas obras realizadas em estado de graça.

Tais boas obras são: 1) oração, jejum, esmolas; 2) uso das fontes de graça da Igreja, como sejam a Santa Missa, a comunhão e os sacramentos; 3) as indulgências; 4) o perdão das injúrias (veja o quinto pedido do Pai Nosso); 5) sofrimento paciente das tribulações.

É, pois, muito de louvar que se faça frequentemente o sinal da cruz, sobretudo usando água benta; que se aprecie a bênção sacerdotal e a bênção dada com o Santíssimo Sacramento. Com estas práticas abrevia-se o tempo do purgatório e declinam-se já nesta vida muitos castigos de Deus.

Por que Deus perdoa até os maiores pecados?

Deus perdoa até os maiores pecados, porque sua misericórdia é infinita.

1) Deus disse pela boca de Isaías: “Ainda que os vossos pecados forem de cor escarlate, tornar-se-ão da alvura da neve; e se forem vermelhos como a púrpura, tornar-se-ão brancos como a lã”; Recorde-se o agradecimento do bom ladrão.

2) Quando Cristo afirma que os pecados contra o Espírito Santo não podem ser perdoados, não quer dizer outra coisa senão a mentalidade que impossibilita o perdão. É como o caso de alguém que quebrou a perna e não quer saber de médico; tal doente não tem cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário