Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os novíssimos (8)

          O juízo final

Que haverá logo após a ressurreição dos mortos?


Logo após a ressurreição dos mortos haverá o juízo final.

1) O segundo advento de Cristo foi anunciado por dois anjos na Ascensão. O próprio Cristo o anunciou na hora do seu julgamento pelo Sumo Sacerdote.

2) Chama-se também juízo universal, porque o mundo inteiro, inclusive os anjos, serão julgados, e porque o julgamento será de todos conjuntamente, e não de cada qual em particular como no primeiro juízo. Chama-se ainda juízo final, porque será feito no último dia do mundo.

3) Tem este juízo universal a finalidade de tornar conhecidas do mundo inteiro a sabedoria e a justiça de Deus.

Como será feito o juízo final?

O juízo final será feito da seguinte maneira:

1) Cristo voltará ao mundo com grande poder e majestade.

Como juiz não virá em tanta humilhação como veio na primeira vez a Belém. O acompanharão os anjos e os povos se acercarão do seu trono. Por que entregou Deus o juízo a seu filho? a) porque o Filho se tornou homem e passou por todas as condições humanas, exceto o pecado. Na pessoa do Filho, a humanidade ressurreta possui um juiz visível. b) Porque ele é nosso Salvador e, como tal, misericordioso. Aquilo que se comprou a muito custo não se deita fora tão depressa. c) Para que lhe seja restituída a glória que Pilatos e os seus inimigos lhe roubaram.

2) Cristo porá tudo a descoberto.

O dia do juízo será como uma exposição universal: ficará tudo à mostra. Cristo diz: “Não há nada oculto que não apareça, não há segredo que não se saiba e não venha à luz do dia”. Nossa vida presente é como uma noite, em que nada se enxerga; só no dia do juízo se verá tudo, como o raiar do Sol.

3) Cristo nos exigirá as obras de misericórdia.

Jesus já declarou que, no dia do juízo universal, porá os bons à sua direita e os maus à sua esquerda. Aos da direita dirá: “Tive fome, e me destes de comer”, etc.

Perguntaram a Sta. Isabel porque ela era tão beneficente. Ela respondeu: “Preparo-me para o juízo final”.

4) Cristo separará para sempre os bons dos maus.

Jesus fará como um pastor que separa as ovelhas dos cabritos. A cena do Gólgota com os dois ladrões é uma figura do juízo final. N. Senhor ilustra a eterna separação com a parábola do joio no trigal; o joio será reunido em molhos e queimado, o trigo, porém, será armazenado.

Um comentário:

  1. Boa tarde, li o resumo a respeito dos novíssimos e achei interessante alguém que já foi protestante acreditar em um dos pontos mais divergêntes entre as duas religiões. Gostaria de te perguntar, claro se não for oportuno, se você acredita e segue toda a doutrina católica ou se ainda há pontos em que questiona?

    ResponderExcluir