Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os novíssimos (4)

          O inferno

Que é o inferno?


O inferno é o lugar dos tormentos eternos.

1) O infeliz avarento estava no lugar de tormento. Os pagãos acreditavam num inferno, como se pode deduzir de suas lendas. 2) Que os castigos do inferno são eternos, segue-se das palavras de Cristo: “Os condenados entrarão para o eterno tormento”. A justiça humana também condena certos criminosos à prisão perpétua ou à morte.

Que tormentos há no inferno?

No inferno há os seguintes tormentos: 1) os condenados jamais vêem a Deus; 2) estão em companhia dos espíritos maus; 3) Estão no fogo e sofrem grandes torturas de alma; 4) depois da ressurreição terão que sofrer também corporalmente.

Cristo chama o inferno de “trevas exteriores” (porque lá não se pode ver a Deus), e de “fogo indizível” onde haverá “choro e ranger de dentes” (de tanta dor e de ódio), onde os condenados estão “amarrados de mãos e pé” (i. e., sem poder sair do lugar) e onde o “verme jamais morre” (i. e., os remorsos da consciência não os largam). O fogo é um fogo real, que arde, entretanto é diferente do nosso: não ilumina, não aquece, não destrói e é muitíssimo mais doloroso. Já aconteceu nesta terra de Deus castigar certos homens viciosos com o fogo, como os moradores de Sodoma.

Os castigos do inferno variam conforme os pecados. Diz a S. Escritura: “Quanto alguém tiver vividos nos prazeres, tanto terá de tortura e dor”.

Quais os homens que vão para o inferno?

Vão para o inferno os homens que morrerem em pecado mortal.

Pelo pecado mortal o homem se separa de Deus. Assemelha-se a um ramo de parreira separado da cepa. Seca e é lançado ao fogo.

Um comentário:

  1. Muito bom este seu post, caramba bem fácil de intender o que é Deus e o que Ele quer e mais fácil ainda, tudo que ele tem para nós...

    ResponderExcluir