Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os novíssimos (5)

          O Purgatório

Que é o purgatório?


O purgatório é um lugar onde devem sofrer temporáriamente as almas dos homens que faleceram sem pecado mortal, sem terem, entretanto, prestado a devida satisfação pelos seus pecados.

Os judeus acreditavam no purgatório, pois o general Judas Macabeu mandou oferecer sacrifícios pelos guerreiros tombados. Deus procede com muitos homens depois da morte da maneira da mesma forma que um o agricultor procede com o trigo ceifado: este é primeiro ressecado aoo Sol para depois ir ao celeiro.

Que sofrimentos há no purgatório?

No purgatório há os seguintes sofrimentos: as almas não vêem a Deus, além disso têm que padecer dores.

1) As almas do purgatório amam a Deus sobre todas as coisas e suspiram, de forma inefável, pela sua visão. Por isso, a separação de Deus causava-lhes uma dor imensa, indescritível. Daí o dizer que as penas do purgatório são terríveis, maiores que todos os sofrimentos da terra reunidos.

2) Além disso, há no purgatório castigos sensíveis, semelhantes Pas que o fogo provoca neste mundo. Por isso procure o homem satisfazer nessa vida pelos seus pecados, para não ter que satisfazer tudo na outra.

Por onde sabemos da existência do purgatório?


Sabemos da existência do purgatório pelas seguintes palavras da S. Escritura: “É um pensamento santo e salutar orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados”.

1) Também Jesus Cristo, falando dos pecados contra o Espírito Santo, deu a entender que certos pecados se perdoam na outra vida, e fala, também, de um cárcere, donde não se poderá sair antes de ter pago o último ceníl.

2) Muitos usos da igreja lembram-nos o purgatório: assim, por exemplo, o dobre do sino quando morre alguém, o dia de finados, as missas dos defuntos, as orações e a intercessão pelos defuntos.

De que modo podemos socorrer as almas do purgatório?

Podemos socorrer as almas do purgatório com santas missas e com boas obras.

1) O auxílio mais garantido é a santa Missa, porque o seu valor é independente da dignidade do celebrante. Do contrário, o valor das boas obras depende do estado de graça de quem as pratica.

2) Pode-se também sufragar as almas do purgatório com orações, jejuns, esmolas, com a recepção dos santos sacramentos e com indulgências.

3) O mero luto social não auxilia em nada os defuntos.

4) Os parentes são os primeiros obrigados a socorrer os seus finados.

5) Quem contribuir para remir uma alma do purgatório, pode confiar que um dia terá redenção breve no purgatório, pois Deus paga igual com igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário