Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os novíssimos (3)

          O Céu

Que é o Céu?


O Céu é o lugar das eternas alegrias.

1) No monte Tabor, Jesus Cristo deu aos apóstolos uma pálida idéia do Céu. O Céu (dos espíritos) não é, de certo, o firmamento das estrelas. O Céu é nossa pátria.

2) Das palavras de Jesus Cristo: “Os justos entrarão para a vida eterna” segue-se que as alegrias do Céu durarão eternamente.

Que alegria há no Céu?

No Céu há as seguintes alegrias: 1) os justos contemplam a Deus; 2) Como cidadãos do Céu, possuem o amor e a amizade; 3) Estão livres de todo mal; 4) Depois da ressurreição ser-lhes-á transfigurado também o corpo.

Estas alegrias são sobremaneira grandes. Por isso diz S. Paulo: “Nenhuma vista jamais viu, nenhum ouvido jamais ouviu, e jamais entrou ao coração de homem aquilo que Deus preparou aos que o amam”. Entretanto, as alegrias serão diferentes, conforme os merecimentos, pois não seria de equidade uma criancinha, depois de batizada, ter a mesma recompensa que um apóstolo, por exemplo. Eis porque S. Paulo diz: “Quem semeia parcamente, parcamente colherá; e quem semeia abundantemente, com abundância colherá”. Apesar disso, não haverá inveja no Céu. Se vários irmãos fizessem do mesmo pano cada qual a sua roupa, o menor dos irmãos não iria invejar a roupa do mais velho por ser maior. Acontecerá da mesma forma no céu.

Quais homens vão para o Céu?

Vão para o Céu os homens que estiverem livres de todos pecados e de todas as penas dos pecados.

Diz a S. Escritura: “Nada de impuro pode entrar no reino dos Céus”. O Céu só se conquista com sofrimento, assim como um bom atestado de escola só se obtém com aplicação, esforço e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário