Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Igreja (2)

O Chefe da Igreja

Quem Cristo designou para ser chefe da Igreja?

Cristo designou a S. Pedro para chefe da Igreja.

Jesus Cristo, o soberano da terra, chama-se o chefe invisível da Igreja, enquanto seu vigário na Terra, o Papa, chama-se de chefe visível.

Com que palavras Cristo nomeou a S. Pedro chefe da Igreja?

Cristo nomeou a S. Pedro chefe da Igreja com as seguintes palavras: “Apascenta minhas ovelhas, apascenta meus cordeiros”, e “A ti quero entregar as chaves do Reino do Céu”.

A chefia das ovelhas (os fiéis) e a dos cordeiros (os apóstolos) Cristo lhe conferiu depois de sua ressurreição, nas margens de Genesaré. A caminho de Cesaréia de Felipe, Cristo louvou S. Pedro por sua intrépida profissão de fé na sua divindade e acrescentou: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas (= o poder) do inferno não prevalecerão contra ela. A ti entregarei as chaves do Reino do Céu ( = supremo poder na Igreja). Tudo o que ligares na Terra, será ligado no Céu, e tudo o que desligares na Terra será desligado no Céu”. Os santos apóstolos reconheceram S. Pedro como seu chefe, pois, quando nos evangelhos se mencionam os nomes dos Apóstolos, o de S. Pedro está sempre em primeiro lugar.

Como se passou o poder supremo da Igreja para o bispo de Roma?

O Supremo poder da Igreja passou-se para o bispo de Roma, porque S. Pedro morreu como bispo de Roma.

Depois do anjo libertá-lo do cárcere de Jerusalém, S. Pedro seguira para Roma, onde foi bispo mais de 25 anos. Lá ele foi crucificado (em 67) de cabeça para baixo, como vários documentos do século I fazem referência. Desde então começaram os fiéis a visitar o túmulo de S. Pedro em Roma, e sobre este túmulo está construída a basílica de S. Pedro. O ministério do Papa chama-se, desde aquele tempo de Cátedra de S. Pedro,

Já nos primeiros séculos do cristianismo os bispos de Roma exerceram o primado na santa Igreja. S. Clemente, bispo de Roma, resolveu no ano 100 uma questão na Igreja de Corinto. No século II, S. Vitor, bispo de Roma, proibiu os cristãos da Ásia Menor de festejarem a Páscoa com os judeus. No século II, Sto. Estevão, bispo de Roma, proibiu aos bispos norte-africanos rebatizarem os hereges convertidos à Igreja. Desde sempre o Papa foi chamado “sumo sacerdote” e “bispo dos bispos”.

Como se costuma chamar o chefe da Igreja?


O chefe da Igreja costuma-se chamar Papa, Santo Padre ou Vigário de Cristo.

Papa quer dizer “pai”: por ser o pai da cristandade. “Santo Padre” ou “Sua Santidade” por causa de sua alta dignidade. Chama-se Vigário de Cristo, porque faz as vezes de Cristo. Diz-se ainda papa romano, por ter sua sede em Roma.

O Papa traja um hábito talar branco e usa uma tríplice coroa (tiara) em sinal do supremo ministério doutrinário, sacerdotal e pastoral; e usa o báculo com tríplice cruz. Houve até hoje  mais de 260 Papas. O que governou por mais tempo foi S. Pedro, com 33 anos de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário