Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Redentor (1)


A promessa do Redentor

Quando Deus prometeu um redentor aos homens?

1) Deus prometeu um redentor aos homens imediatamente depois do pecado.

Deus disse à serpente: “Porei inimizades entre ti e a mulher... Ela te esmagará a cabeça”. Com isto deu a entender que uma mulher haveria de quebrar o poder que o demônio, por causa do pecado, conquistara sobre o gênero humano. Maria derrotou o poder do inferno, trazendo-nos o Salvador.

2) 2000 anos mais tarde Deus prometeu a Abraão que um de seus descendentes seria o Redentor.

Deus repetiu-lhe várias vezes a mesma promessa: primeiro chamando-o à sua vocação, mais tarde ao visitá-lo em companhia de dois anjos, e, novamente, na imolação de Isaac. A mesma promessa deu a Isaac, a Jacó e, 1000 anos depois, ao rei Davi.

O que Deus mandou anunciar pela boca dos profetas sobre o Messias?

Deus mandou anunciar pela boca dos profetas o seguinte acerca do Messias: seu advento, sua pessoa, sua paixão e glorificação.

Profeta é um homem que prega a mandado de Deus. Ouve, ao todo, cerca de 79 profetas. O próprio Moisés foi profeta; o último foi Malaquias, aproximadamente no ano 450 antes de Cristo.

O que os profetas predisseram sobre o advento do Messias?

Os profetas predisseram sobre o advento do Messias: 1) que o Messias nasceria em Belém, 2) de uma virgem da estirpe de Davi, 3) enquanto ainda estivesse de pé o templo.

Daniel (cerca de 55 anos a.C) chegou a predizer o ano da morte do Messias, na sua profecia das setenta hebdômadas. Predisse que estas decorreriam desde a época de refortificação da cidade de Jerusalém (453 a.C.) até à vida pública de Jesus, e meia hebdômada até a morte do Messias. Por hebdômada entende-se um semana formada de anos em vez de dias.

O que os profetas predisseram sobre a pessoa do Messias?

Sobre a pessoa do Messias eles predisseram: 1) que seria Filho de Deus, 2) que seria ao mesmo tempo Deus e homem, 3) que seria grande taumaturgo, 4) sacerdote como Melquisedec, 5) profeta e 6) Rei de um Reino universal e indestrutível.

O que os profetas predisseram sobre a paixão do Messias?

Da paixão do Messias predisseram: 1) que o Messias seria vendido por 30 dinheiros, 2) que lhe haveriam de ser transpassados os pés e as mãos, 3) que suas vestes seriam sorteadas, 4) que o Messias seria paciente como um cordeiro.

O que os profetas predisseram da glorificação do Messias?

Os profetas predisseram da glorificação do Messias: 1) que o seu sepulcro seria glorioso; 2) que seu corpo não sofreria corrupção; 3) que os povos gentios o adorariam; 4) que em toda a Terra lhe seria oferecido um sacrifício imaculado.

Que tipos de Messias existiram no Antigo Testamento?

No Antigo Testamento houve os seguintes tipos (ou figuras) do Messias:

(Certas pessoas e coisas anunciaram simbolicamente a vinda do Salvador. O Antigo Testamento está para o Novo como o projeto para a obra, como a sombra para a realidade).

1) De sua paixão e morte: Abel, Jacó, José, Davi, o cordeiro pascal, a serpente de bronze.

2) De seu magistério: Noé, Moisés e o arcanjo São Rafael.

3) De seu sacerdócio: Melquisedec.

4) De sua ressurreição: Jonas.

A Arca foi símbolo da Igreja; o Maná do Santíssimo Sacramento – A realização de todas essas profecias prova que nossa religião é a verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário