Apresentação

Após me tornar católico, passei a conhecer, além dos que já conhecia, uma grande quantidade de católicos empenhados em preservar sua fé. Alguns deles me indicaram um mosteiro onde monges piedosos estão a construir uma igreja, e onde também se reza a Missa Tridentina. Lá conheci católicos incríveis. Também conheci o pe. Jahir. Para a preparação do meu batismo, ele me passou para ler o Catecismo Escolar e Popular do prof. P. Spirago, do qual li. Ao devolver, ele mandou eu reler (rsrs). Como normalmente reler um livro se torna monótono para mim (por mais interessante que seja, como é o caso desse catecismo), resolvi digitá-lo aos poucos. Não só para memorizar melhor os ensinos, mas para compartilhar com mais pessoas esse catecismo.

Como ele é bem antigo (a primeira edição é de 1902), as palavras do português não são as mesmas dos tempos atuais. Dessa forma, trocarei as palavras antigas por sinônimos atuais (em alguns casos aparenta mais algo como uma tradução!).

Espero que gostem, assim como eu, do ensino desse catecismo. Ele ensina o que a Igreja crê desde os séculos.

É claro que um catecismo não pode e nem vai substituir a Bíblia em ensino e valor. No entanto, ele serve como um professor, ou, no caso dos catequistas, um auxiliar. Isso ajuda a manter um ensino único, diferente das várias interpretações da Bíblia. Ora, a verdade é uma só, e não várias porções contraditórias.

Espero que além de ler o que digitar (que por conta de algumas tarefas cotidianas talvez tenha momentos em que demore de colocar uma nova parte), você também possa divulgar aos amigos, ou em sua página na internet.

Este layout é temporário. Pretendo modificá-lo enquanto digito e tenho mais idéias.

Em Cristo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Deus e suas criaturas (7)

Os anjos.


O que são os anjos?

Os anjos são espíritos puríssimos.

Os anjos podem, todavia, tomar forma visível. Os anjos apareceram em quase todos os acontecimentos importantes da vida de Nosso Senhor. No seu nascimento, na ressurreição e na ascensão. Eles costumam tomar a forma de adolescentes. Os anjos são superiores aos homens.

Para que Deus criou os anjos?

Deus criou os anjos para que o glorifiquem, sirvam, e, com isto, sejam felizes.

1) Os anjos, por si mesmos, glorificam a Deus pelas suas perfeições. Eles são títulos de honra para Deus, assim como uma obra de arte é para o artista. Além disso, glorificam-no com seus hinos de louvor. O canto dos anjos nas planícies de Belém, e os “três vezes Santo” dos Serafins, por exemplo. 2) Os anjos servem a Deus de modo particular auxiliando os homens a alcançarem a eterna bem aventurança. O nome deles indica a condição. “Anjo” deriva-se do grego e significa “mensageiro”. 3) A felicidade das criaturas também é o fim da criação. Veja o nº 69.

Quantos anjos existem?

O número dos anjos é incomensurável.

A S. Escritura fala de exércitos celestes e de bilhões de anjos. – Há desses anjos 9 coros, ou sejam, 9 categorias. Citam-se muito nas Escrituras os Serafins e Querubins; da mesma forma os Arcanjos, nominalmente S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael.

Qual a razão de haver também anjos maus?

A razão de existirem anjos maus é que alguns anjos, ao serem testados, apostataram, sendo por este motivo lançados ao inferno.

No principio, todos os anjos eram agradáveis a Deus. Pelo motivo de Deus só conceder a bem aventurança somente aos que tivessem merecido, ele os provou primeiro, da mesma forma também provou os homens. Foi então que uma parcela dos anjos pecou por soberba, querendo ser iguais a Deus. O seu principal adversário na peleja que se travou foi S. Miguel. Este exclamou: “Quem é como Deus?” (Significado do nome “Miguel”). Os anjos maus tinham por chefe um anjo de alto grau. Cristo o chama de Satanás.

Que atitude os anjos maus tomam em relação a nós? 

Os anjos maus têm conosco a seguinte atitude hostil: invejam-nos e procuram nos seduzir ao pecado. Chegam a poder, com permissão divina, nos prejudicar nos bens e na saúde.

O espírito mau invejou nossos primeiros pais e os levou ao pecado. Por isso diz a S. Escritura: “Pela inveja do demônio entrou o pecado no mundo”. Também a Judas o demônio seduziu. Teve a audácia de tentar o próprio Salvador, quando jejuava no deserto. Prejudicou a Jô na saúde e nas posses. Os santos dizem que a inveja de Satanás provém do fato dos homens estarem destinados ao lugar que ele ocupou no céu. O demônio só pode nos tentar ao pecado atuando sobre nossa fantasia. Não tem poder nenhum sobre nossa inteligência e vontade. Assemelha-se a um cão acorrentado que late, sim, mas sem poder morder. Por isso deve-se afastar imediatamente todos os pensamentos maus que ele incute. S. Tiago admoesta: “Resisti ao demônio, que ele fugirá de vós.” Inversamente, quem se demorar nos pensamentos maus, é como um peixe que se agarra a isca.

Que atitude têm em relação a nós os anjos bons?

Os anjos bons têm em relação a nós a seguinte atitude: defendem-nos dos perigos, reforçam nossas preces perante Deus e manifestam a alguns homens a vontade divina.

1) Os anjos que nos protegem contra os perigos se chamam Anjos da Guarda. Um anjo conduziu S. Pedro para fora do cárcere, outro protegeu os três jovens na fornalha. São particularmente as crianças que gozam de uma admirável proteção da parte dos santos anjos. Pensam os Santos que cada homem tenha um anjo para sua guarda. 2) S. Rafael disse a Tobias que ele levara suas preces a Deus, i. e., reforçando-as. 3) Foram anjos que revelaram a Abraão, Zacarias e a santíssima Virgem, a vontade de Deus. – Apara sermos ajudados e protegidos pelos anjos, convém que frequentemente os invoquemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário